Mostrar mensagens com a etiqueta healthy life. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta healthy life. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Das diferenças

Não há que enganar, uma alimentação mais saudável e o exercício fisico melhoram muitas coisas em nós. Muitas mais que só a diminuição de peso. Juro que é verdade. E com o tempo vou notando certas coisas que só me fazem sentir melhor. Para começar já não como por comer, nem como tanto quanto comia, como quando tenho fome [aquela coisa das horas não resulta comigo que vivo em pura ansiedade] e somente o necessário porque é mais que verdade aquela história de ter mais olhos que barriga e eu antes comia imenso e agora já percebi que não precisa de ser bem assim. No entanto, continuo a fazer o que sempre fiz: refeições principais e lanches pelo meio. A minha pele está mais bonita! O facto de beber muita água e pôr sempre protector solar também ajuda, mas uma boa alimentação é tudo. De vez em quando ainda me aparece uma borbulha ou outra mas no geral tenho pele de bebé. Fiquei uma pessoa muito mais regulada. Sinto-me menos inchada e com mais força e disposição para as coisas. Naquela altura do mês já não sofro de dores, graças ao exercício físico. Gosto, verdadeiramente, das coisas que como, apesar de continuar a adorar tudo o resto. Mas no fundo tornei-me mais consciente do que faz bem e menos bem e faço por evitar as coisas não tão boas, optando pelas opções mais inteligentes. Não tenho um dia livre mas sim uma refeição ou outra como vai calhando, mais ou menos quando surge a oportunidade de ir comer fora. E por último e talvez a mais importante, não voltei a ficar doente. Eu que sempre vivi entre constipações e antibióticos posso dizer que há praticamente um ano que não sofro de nenhuma maleita. Tudo em bom, não?  

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Do meu novo estilo de vida

Nunca fui fã de fazer exercício fisico, quando era miúda andei na natação, no ballet e na ginástica até que fracturei um pé e ganhei um medo danado de me mexer. Limitei durante muitos anos o exercício que fazia às aulas de educação física. Até que fui para a faculdade e nunca mais fiz nada. Com a comida também nunca fui muito restritiva nem preocupada, sempre tive o cuidado de fazer uma alimentação minimamente saudável mas nunca me restringi do que gostava. Até que passados cinco anos na faculdade e seis meses em Itália regresso e dizem-me que devia perder "cerca de 10kg". Fiquei preocupada pela minha saúde e consequentemente obcecada com a dieta. Pesquisei imensas coisas, absorvi tudo e só pensava nisto. Claramente que a coisa não correu bem e numa semana mais descontraída acabei por acumular mais peso do que devia. Mas não desisti. Com este novo foco em mente também me meti num ginásio e comecei a ir três vezes por semana sem nunca falhar [quando me meto em alguma coisa é a sério] mas fazia as aulas que achava mais piada porque tinha na cabeça que o que interessava era mexer-me [coisa que já não fazia há séculos]. Os resultados não apareceram, muito por culpa do facto de estar em casa a trabalhar e não fazer mais nada durante o dia do que estar sentada à secretária. Enfim, comecei a ficar frustada com o facto de não ver resultados, logo agora que comecei a ter mais cuidado com o que comia e a fazer exercício fisico. Tive fases menos boas de descontrolo alimentar [coisa que nunca tinha tido antes] e muitos nervos de cada vez que pensava que tinha que me pesar. Todo um drama. Comecei a descontrair e a coisa melhorou. Percebi que tudo demora o seu tempo e até a nossa cabeça precisa de se habituar a novas regras. Ainda não sou a pessoa mais focada do mundo [nem quero ser] mas já sou capaz de ter muitos dias  sem desvarios no que toca a comida, de já não ficar preocupada quando como qualquer coisa fora do plano [porque também faz parte]  e já estou mais que habituada a fazer exercício fisico regularmente. Cansei-me do ginásio e decidi parar em Agosto, mas tive a preocupação de preparar um treino para fazer na rua que cumpri grande parte das vezes. Agora estou na semana de transição a preparar-me para regressar e confesso que já estou com saudades. Tudo é um processo e mais que uma dieta quero que esta alimentação e preocupação com o exercício fisico seja um estilo de vida. Não por modas, mas por mim e para ser mais saudável. Tropecei muitas vezes ao longo deste caminho mas acho que tudo faz parte do processo. Não estou para já preocupada com a perda de peso [tenho uma tese para acabar, caramba] mas já sei o que tenho que fazer para lá chegar [e até já arranjei maneira de contornar aquilo que menos gosto de fazer] e sei que vou conseguir. Em mais ou menos tempo sei que vou chegar onde quero. À minha maneira e velocidade. Porque tudo tem um porquê na nossa vida e eu já aprendi muito deste que me meti nesta aventura. Para a semana regresso ao ginásio, com os treinos certos e mais que preparada para este novo capitulo. Porque agora, mais que um objectivo, o ginásio vai ser o meu refugio da tese e a alimentação saudável a maneira para ser quem realmente quero ser. Não ficando obcecada com um jantar fora nem a sentir-me culpada por não malhar um dia. Tudo com calma, tempo, trabalho, esforço e perseverança vai lá. Porque só tem que ir. E eu já estou mais que tranquila com isso. Agora sim.