quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Nesta brincadeira de arquitectos

Que começou a semana passada, no Palácio de Queluz, e esta semana passou para a Baixa de Lisboa, e por aí vai ficar até ao fim do semestre, comprovei uma coisa que me faz extrema confusão: os meus colegas de cá ou das redondezas não conhecem a capital. Não sabem nomes de ruas nem onde fica o quê. Ontem para um passeio de reconhecimento, tive que ir eu a fazer de guia turística pelas ruas e travessas do Bairro Alto até ao jardim do Príncipe Real (e no fim tive que indicar o caminho da volta ao metro, que estava tudo perdido), porque mais ninguém sabia por onde andava. Nos dias de hoje, não sei como isto é possível. O centro de uma cidade, que está à distância de um metro ou um comboio, até mesmo de um carro (pais ao fim de semana?), mas não, parece que ninguém se interessa pelo que de mais bonito temos e nem querem saber em sair do seu mundinho. Aposto que os colegas que são de fora, já conhecem melhor aquilo que o resto. Uma tristeza. O que seria de mim sei a minha Lisboa...

8 comentários:

likecrystalwater disse...

Eu não sou de Lisboa e não conheço minimamente essas ruas da baixa, e não é assim tão fácil pegar no carro e ir, gostava muito de conhecer e ultimamente tenho ido mais frequentemente.
Tenho giveaway pampa mia no meu blog, participa :)
http://likecrystalwater.blogspot.com/2012/02/pampa-mia-giveaway.html

Tânia Gil disse...

Também já fui com alguns colegas de faculdade dar umas voltas pela baixa e assim e também tive a sensação se ser a única que a conhecia realmente, ao ponto de saber nomes de ruas e caminhos de regresso ao metro. Faz-me imensa confusão, como é possível? Eu já há muito que não passo sem os meus passeios pela capital e acho que toda a gente deveria ter o mesmo interesse que nós, todos ficavam a ganhar.

Susana disse...

Eu às vezes também me perco em Lisboa, mas adoro aquilo, ali é um gosto perder-me e conhecer mais um bocadinho. Agora ir lá e não saber quase nada, uma vergonha...

Rita disse...

Por aqui o mesmo.
Faz me confusão como é que não se conhece sequer o nome das ruas.

Say Cheese disse...

quando quiseres meu bem :) já te disse que faço preço de amigona :p

Gonçalo disse...

ahahah como é possivel xD

Matilde disse...

eu que vivo à quase cinco meses em Lisboa e só nós últimos dois meses é que tenho andado mais para o lado do bairro alto, já me consigo situar! Encontrar este e aquele barzinho e até ir do rato até ao chiado a pé, sozinha! É um orgulho para mim :)

Matilde disse...

Exacto, um dos objectivos que eu tinha caso viesse para cá, era mesmo conhecer mais da velha lisboa :)