quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

A parte nova da cidade

Este dia foi dedicado a conhecer a parte nova da cidade, na zona de Garibaldi. E como todos os nossos dias começaram com comida mesmo, o pequeno almoço foi na Princi, uma pastelaria óptima com doces de babar [já se tornou ponto obrigatório para todas as visitas que tenho] em Moscova, mesmo ao lado do nosso destino principal. E, pelo caminho, fomos conhecer o Eataly, assim uma espécie de El Corte Inglês só que de comida, uma autentica perdição para os fãs de comida Italiana [acho que é aqui que vou buscar grande parte dos presentes que vou levar para Portugal].


Depois de comida e mais comida lá chegámos ao destino pretendido. Uma zona de edifícios novos, feitos por causa da Expo, foram só assim buscar os melhores arquitectos e juntaram tudo num sítio. Uma coisa nada extravagante para um país que está em crise. Enfim, o resultado é uma zona cheia de lojas e de vida.


Uma obra do Foster que fica sempre bem.



O Bosque Vertical, que é uma das obras mais faladas dos últimos tempos. O objectivo é daqui a uns anos estar todo coberto de verde, todas as árvores que ali estão são de espécies diferentes e precisam de um tratamento individual personalizado. Digamos que a conta do jardineiro não deve ser barata.

 O objectivo de irmos até ao Palazzo Lombardia era de ir ver as vistas, mas ao sábado estava fechado. Valeu pela cobertura que se vê do interior.


Depois de vista a parte nova da cidade, queríamos uma vista panorâmica da mesma. Visto que Milão é uma cidade super plana, não há cá miradouros para poder apreciar a vista. Tivemos que subir a uma torre para o poder fazer. Neste caso, a Torre Branca [enganaram-se na encomenda de baldes de tinta da última vez que a pintaram e ficou meia cinzenta], uma viagem rápida de elevador, leva-nos a 108 metros de altura com uma vista de 360º sobre a cidade. Vale muito a pena para ficarmos como uma visão diferente de Milão, que não conseguimos de outra maneira.

O Castelo Sforzesco visto de cima.


A arena do Parque Sempione.


O arco da Liberdade.

E o pôr do sol.

Depois de um longo dia de passeio e para comemorar dois aniversários [um deles, o do namorado] fomos até Navigli para um aperitivo. Este é um dos hábitos dos italianos, eles comem mais que nós! É aperitivo, antipasto, primeiro prato, segundo prato e sobremesa. Até me canso só de escrever. Mas ora bem, o aperitivo consiste numa bebida antes do jantar, assim como, de alguma comida [em certos casos quase que serve de jantar]. Neste dia, já fomos tarde e com a pressa de escolher, escolhemos mal [mas entretanto já experimentei uns melhores]. O resto da noite foi passada à beira do canal a beber cerveja e gins.

Sem comentários: