terça-feira, 19 de abril de 2016

Receitas da dieta

Isto de andar em dieta tem-me feito pesquisar muitas receitas saudáveis, para não andar a comer sempre o mesmo e para me inspirar em invenções saborosas. Sim, é mesmo verdade que podemos estar em dieta e continuar a comer coisas com sabor. Apesar de também me saber bem um bifinho de frango grelhado ou peixe cozido, gosto de inventar. Principalmente à hora do jantar, porque os almoços são sempre feitos à pressa para levar na marmita. Aqui ficam algumas das receitas feitas nos últimos tempos que têm mesmo que experimentar.


Ovos cozinhados em tomate. Nada mais fácil: uma lata de tomate pelado, uma colher de molho de tomate, temperar, deixar ferver, juntar ovos e esperar que fiquem no ponto. O acompanhamento mais simples é mesmo a salada, que gradualmente começo a ficar fã [quando acompanhada de coisas quentes, tenho um problema com comida fria]. Tornou-se um dos meus pratos favoritos!


Uma invenção minha: frango com cebola, alho, rebentos de mungo e alho francês. Juntar tudo numa wok e deixar cozinhar. Comi só assim num jantar, mas o que sobrou, juntei-lhe bulgur e deu para um almoço. Super rápido e delicioso.


Esta foi uma receita retirada do Dias com Mafalda [tem por lá muitas receitas com ingredientes "esquisitos" mas depois há outras bem simples]. Rolo de carne de frango com courgette e cenoura, esta já deu um pouco mais de trabalho mas como era muita carne deu para congelar e servir para várias refeições. A acompanhar, uma espécie de ratatouille que inventei: batata doce, courgette, cenoura e tomate, temperados e com um fio de azeite no forno, tornou-se a minha maneira preferida de comer legumes.



Outro blog onde tenho ido buscar muitas inspirações é ao Casal Mistério [apesar de também lá ter receitas com ingredientes elaborados, há outras muito simples e práticas, como é o caso desta]. Queques de legumes e ovo: cenoura ralada, milho e ervilhas. Colocar numa forma os legumes, o ovo mexido por cima e finalizar com um pouco de queijo mozzarella ralado. Levar ao forno por 20 minutos. Tornou-se outro dos meus pratos preferidos, ficaram óptimos! E como se fazem, pelo menos 12, dá sempre para congelar e usar noutras refeições.


Agora os doces, assim para os lanches de fim de semana, tenho tentado fazer umas coisinhas mais apetitosas [já me basta ter que comer iogurte com sementes durante toda a semana] mas sem deixarem de ser saudáveis e dentro da linha. Esta então é muito simples. Queques de banana e morangos: esmagar duas bananas, juntar três ovos e mexer. Colocar no fundo das formas, morangos cortados aos bocadinhos e a massa por cima. Levar ao forno por 20 minutos e têm um lanche saboroso e nutritivo!


Panquecas integrais: farinha de trigo integral, queijo quark, açúcar mascavado e um ovo. Misturar tudo e fazer as panquecas numa frigideira antiaderente. Para a cobertura coloquei uma maçã com canela no microondas por 3 minutos.

Como podem ver, não é mesmo preciso deixar de comer coisas boas estando em dieta e as minhas pesquisas e experimentações têm sido a prova disso! Vou partilhando as minhas invenções.

Sem comentários: