quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Do meu novo estilo de vida

Nunca fui fã de fazer exercício fisico, quando era miúda andei na natação, no ballet e na ginástica até que fracturei um pé e ganhei um medo danado de me mexer. Limitei durante muitos anos o exercício que fazia às aulas de educação física. Até que fui para a faculdade e nunca mais fiz nada. Com a comida também nunca fui muito restritiva nem preocupada, sempre tive o cuidado de fazer uma alimentação minimamente saudável mas nunca me restringi do que gostava. Até que passados cinco anos na faculdade e seis meses em Itália regresso e dizem-me que devia perder "cerca de 10kg". Fiquei preocupada pela minha saúde e consequentemente obcecada com a dieta. Pesquisei imensas coisas, absorvi tudo e só pensava nisto. Claramente que a coisa não correu bem e numa semana mais descontraída acabei por acumular mais peso do que devia. Mas não desisti. Com este novo foco em mente também me meti num ginásio e comecei a ir três vezes por semana sem nunca falhar [quando me meto em alguma coisa é a sério] mas fazia as aulas que achava mais piada porque tinha na cabeça que o que interessava era mexer-me [coisa que já não fazia há séculos]. Os resultados não apareceram, muito por culpa do facto de estar em casa a trabalhar e não fazer mais nada durante o dia do que estar sentada à secretária. Enfim, comecei a ficar frustada com o facto de não ver resultados, logo agora que comecei a ter mais cuidado com o que comia e a fazer exercício fisico. Tive fases menos boas de descontrolo alimentar [coisa que nunca tinha tido antes] e muitos nervos de cada vez que pensava que tinha que me pesar. Todo um drama. Comecei a descontrair e a coisa melhorou. Percebi que tudo demora o seu tempo e até a nossa cabeça precisa de se habituar a novas regras. Ainda não sou a pessoa mais focada do mundo [nem quero ser] mas já sou capaz de ter muitos dias  sem desvarios no que toca a comida, de já não ficar preocupada quando como qualquer coisa fora do plano [porque também faz parte]  e já estou mais que habituada a fazer exercício fisico regularmente. Cansei-me do ginásio e decidi parar em Agosto, mas tive a preocupação de preparar um treino para fazer na rua que cumpri grande parte das vezes. Agora estou na semana de transição a preparar-me para regressar e confesso que já estou com saudades. Tudo é um processo e mais que uma dieta quero que esta alimentação e preocupação com o exercício fisico seja um estilo de vida. Não por modas, mas por mim e para ser mais saudável. Tropecei muitas vezes ao longo deste caminho mas acho que tudo faz parte do processo. Não estou para já preocupada com a perda de peso [tenho uma tese para acabar, caramba] mas já sei o que tenho que fazer para lá chegar [e até já arranjei maneira de contornar aquilo que menos gosto de fazer] e sei que vou conseguir. Em mais ou menos tempo sei que vou chegar onde quero. À minha maneira e velocidade. Porque tudo tem um porquê na nossa vida e eu já aprendi muito deste que me meti nesta aventura. Para a semana regresso ao ginásio, com os treinos certos e mais que preparada para este novo capitulo. Porque agora, mais que um objectivo, o ginásio vai ser o meu refugio da tese e a alimentação saudável a maneira para ser quem realmente quero ser. Não ficando obcecada com um jantar fora nem a sentir-me culpada por não malhar um dia. Tudo com calma, tempo, trabalho, esforço e perseverança vai lá. Porque só tem que ir. E eu já estou mais que tranquila com isso. Agora sim. 

Sem comentários: