segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

E nunca este texto me fez tanto sentido


"Desde pequenos somos programados para pedir: queres namorar comigo? dás-me um beijo? casas comigo? deve ser por isso que desarmam as pessoas que em vez de perguntar, afirmam. Não dizem dás-me um beijo. Dão. Não perguntam: queres viver comigo. Entregam as chaves da casa. Não perguntam se vamos amar para sempre: tatuam esse amor na pele. Porque as melhores afirmações não se dizem, não se escrevem, fazem-se! As afirmações que realmente contam são gestos: quando se vai contra um muro só porque se quer alguém que está do outro lado, quando se enfrenta o mar bravo só porque se quer ir mesmo naquele barco. Quando alguém nos mostra com actos e atitudes que é ao nosso lado que quer estar, sem o termos pedido, ficamos com o peito cheio de certezas, algumas que nem sequer sabíamos que podíamos ter.Por isso "do you love me?.." é a pior pergunta que se pode fazer. Por muita ansiedade ou necessidade que se tenha em ouvir, é preciso saber esperar, no nosso canto, que o mundo nos diga o que quer de nós, o que somos, e para quem contamos. Porque nesse momento, quando sem pedirmos, o mundo se muda, se transforma, se vira de pernas para o ar, só para nos mostrar o que valemos, aí sim, vamos ter todas as certezas que nenhuma resposta nos podia dar.
Desde pequenos somos programados para pedir. Sorte a de quem aprendeu, ou foi ensinado, ou tem a capacidade natural de, antes de questionar, entender. Antes de criticar, saber colocar-se do outro lado. Antes de pedir, dar tudo. Para antes de perguntar... Ver."

1 comentário:

Susana disse...

Isto é lindo, e não podia fazer mais sentido para mim também :)