terça-feira, 12 de maio de 2015

Do Erasmus


No ano passado, no calor do momento e na possibilidade de o fazer, inscrevi-me em Erasmus. A minha média não era nada de jeito e eu sabia que só entraria no Brasil. Coisa que chegou a acontecer, fui seleccionada para a Faculdade de Arquitectura de São Paulo. Pensei muito nisso e decidi não ir. Tinha cadeiras para trás que queria fazer em época especial, tinha três [curtos] meses para organizar a minha vida e mudar-me durante um ano [um ano!] para a outro lado do oceano Atlântico e para uma cidade que é só o caos total. Não estava pronta para tal aventura e como se pode perceber, não fui. Desisti e dei a vaga a outro que queria mais que eu. Ao longo deste ano comprovei que foi a melhor decisão que podia ter tomado, pelas confusões que se passam naquela cidade, pelas greves constantes e mais do que pelo que não tive que passar, não me arrependo por aquilo que vivi estando cá, tive um verão de loucos [nunca tinha viajado tanto] e este ano está a ser fantástico, tanto em termos escolares como no resto. Não perdi mesmo nada por não ter ido e cada vez tenho mais noção do quão não estava preparada para ir. Por outro lado, ao longo deste ano, fui maturando a ideia de ir de Erasmus, agora para a Europa, agora para o país que quero conhecer desde sempre e que nunca fui, agora uma escolha minha e não a minha única opção. Este ano lá me candidatei muito mais convicta do que estava a fazer, escolhi aquilo que queria e, apesar, de não ter entrado na minha primeira opção, entrei na segunda. Uma melhor. Uma cidade mais calma para se viver, com mil coisas fantásticas para ver à volta, uma universidade melhor e cadeiras que me interessam para aquilo que vou querer fazer um dia. Agora sim, tudo bate certo para eu realmente ir. Não consigo se quer, pensar nas partes mais difíceis desta experiência [as saudades, o não conhecer ninguém, o estar num sítio que me é estranho], só consigo pensar nas coisas boas e nos mil planos que tenho para o semestre que lá vou estar. Em Milão. No país que sempre quis conhecer e que agora vou ter a melhor das oportunidades para o fazer. Agora é a sério, agora vou mesmo. Amanhã já vou entregar a papelada toda e torna-se mais que oficial a minha ida. Depois é aguentar-me mais duas semanas no Técnico, a época de exames e a época especial. Aproveitar Agosto da melhor maneira. Organizar-me e partir. No fim de Setembro vou partir e sei que vai ser fantástico. Mais não seja porque agora sei que estou preparada e sinto que tudo vai correr bem. Porque tem que correr. Isto porque, o que tem que ser tem MESMO muita força.

Sem comentários: